quinta-feira, 25 de abril de 2013

Como utilizar cores no ambiente


Todo mundo já está careca de saber que quase nada na vida funciona igual a receita de bolo. A gente precisa testar, inventar, errar para poder acertar, não é mesmo? No fundo, com decoração é assim também. É muito legal ver um ambiente surgir, crescer e amadurecer. Por isso, se você não gosta da sua sala, ou do seu quarto, teste, invente, pesquise, que uma hora fica legal.
Mas apesar do papo sobre receita de bolo, existem sim, diretrizes e dicas que nos ajudam e nos guiam em todos os tipos de assunto, inclusive na decoração.
Então vamos a algumas dicas para ajudar você a colocar uma corzinha na sua casa.
Tudo fica mais fácil e harmonioso se você dividir o seu ambiente em 3 zonas imaginárias: a de cima, a do meio e a central. Você pode considerar a parte de cima como o teto, luminárias mais altas, partes de cima de armários e estantes; a de baixo tudo o que está no chão, como tapetes, piso e até a sua mesinha de centro; a zona central é tudo que está entre as duas anteriores.:P
cores-1(a)
O primeiro passo é escolher uma cor que apareça nas 3 zonas, nem que seja apenas em detalhes. Essa será a cor que trará personalidade e “tchã” para o seu ambiente.
A distribuição nas três zonas ajuda a balancear e não exagerar, tornando o seu ambiente colorido e harmonioso. Fica bonito escolher uma cor que contraste com o resto do ambiente, porém vale usar um pouco mais neutro, se te agradar mais.
cores-2(a)
cores-2(b)
As cores de fundo do ambiente darão suporte e contexto à cor que você acabou de escolher. Essas cores de fundo costumam ser claras e neutras, pois são mais fáceis de combinar com as cores mais vibrantes. No entanto, isso não é uma regra. Abaixo, há exemplos de decoração com cores de fundo fortes e escuras, que atingiram um resultado agradável.
cores-3a
Assim, para simplificar o raciocínio, procure pensar sempre como trabalhar cores de fundo com cores de destaque, que que aparecem três zonas. Não se prenda a essa “receita”, mas ela ajuda bastante a organizar as ideias para você construir um ambiente harmônico.
No entanto, uma questão ainda fica no ar: “como que escolho as cores?”. Caso você esteja um pouco inseguro e não se sinta confortável em combinar as cores, existem sites que podem ajudar muito. Eles vão te mostrar paletas de cores feitas por profissionais. Então, é só encontrar uma combinação que seja do seu agrado.

1 – COLOURlovers

COLOURlovers é uma comunidade que reúne pessoas criativas, que criam e compartilham cores, paletas de cores e padrões. Lá você encontrará uma sessão dedicada ao lar, na aba HOME.

2 – Kuler.Adobe

No Kuler.Adobe, você pode, além de explorar os mais variados esquemas de cores, criar suas próprias combinações. Use o sistema de busca para procurar paletas de cores que possam te interessar. Na busca, você pode digitar de nome de cores até palavras que sirvam de inspiração, como verão, flores, etc. Quase sempre encontrará algo interessante. Um lembrete: faça sua busca com palavras em inglês.
Inspire-se!

3 comentários: