O natal e você ainda pensa que o gingerbread (biscoito de gengibre) só serve para ajudar o Shrek a salvar sua amada Fiona. Pois é, algumas pessoas conseguiram combinar decoração e culinária, para criar maravilhosas construções.
O gingerbread chegou à Europa por volta de 992 d.c., trazido pelo monge armênio Gregory Makar. Ele deixou sua terra natal e foi para a França e lá ficou por 7 anos, e acabou ensinando a receita para os padres franceses. E assim ele se espalhou por toda a Europa, tornando-se cada vez mais popular com o passar do tempo. As receitas foram se aprimorando e cada país criou a sua receita tradicional, que variam de bolos a biscoitos. Aqui no Brasil, a tradição não é muito comum, mas em alguns estados do sul, encontramos os gingerbreads para vender. O nosso famoso pão de mel, também é muito parecido com a versão do gingerbread que é um bolo.
Muitos enfeites de natal são feitos de gingerbread. A variedade é muito grande.
As casinhas de gingerbread ficaram muito famosas na Alemanha, depois dos irmãos Grimm publicarem a popular história “João e Maria”, no século XIX. Os colonos alemães, então, foram os responsáveis por espalhar a tradição onde se instalaram. Os Estados Unidos são um desses países onde a tradição foi muito difundida. Veja, a seguir algumas das mais belas casinhas de gingerbread:
O Congresso Nacional
Essa foi a construção ganhadora da competição de construções comestíveis criada pelo Architizer. Os criadores do projeto, Jacob Sjoblom e Susanne Berggren fizeram um tributo ao trabalho do lendário arquiteto Oscar Niemeyer. Sem dúvida, essa é uma das representações mais deliciosas do Congresso Nacional.
Taos Pueblo
Com mais de 1000 anos, o Taos Pueblo é a mais velha construção inabitada da America. Hoje, o Taos Pueblo é protegido pela UNESCO, que o considera patrimônio da humanidade.
Essa réplica, criada por J. Matthew Thoma e Richard Spera, foi feita com biscoito de gengibre, chocolate, pretzels e muito açúcar.
A Aldeia do Papai Noel
O Chef Ralf Bauer e sua equipe gastaram mais de 800 horas com o design, construção e decoração dessa maravilha comestível. A Aldeia do Papai Noel possui famosos prédios e construções como a Torre Eiffel, um Pagode Japonês, a Tower Bridge e outros inconstáveis detalhes. Para a construção da aldeia foram usados 22 quilos de chocolate branco, 67 quilos de chocolate e 90 assadeiras de gingerbread.
Painted Ladies
Painted Ladies é um termo usado para descrever construções Vitorianas pintadas em três ou mais cores, que enfatizam os detalhes de sua arquitetura. Veja um exemplo aqui. O Hotel Fairmont o criou essa magnífica obra da engenharia e da culinária em homenagens às Painted Ladies de São Franciso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário