Se você acha que o seu quarto não tem estilo pelo simples fato de ser muito pequeno e por causa disso acha que não pode por muita coisa, devido a falta de espaço, você deveria repensar os seus conceitos. Seu quarto tem mais espaço do que você pensa para guardar suas coisas e ainda sobra lugar para uma corzinha aqui ou uma boberinha ali, para deixá-lo com a sua cara.
Estantes, armários embutidos e prateleiras podem fazer milagre. Cama-baú ou com gavetas, camas sobre plataformas que podem armazenar sapatos, colchas, cobertores e até livros, economizam espaço. Economia de espaço não significa falta de estilo. Quartos pequenos podem ser muito bonitos e confortáveis e cheios de lugares para as suas coisas. Vamos ver?
1. Cuidado com o tamanho da sua cama
Dependendo do tamanho do seu quarto, sua cama muito provavelmente será o ponto focal. Se sua cama for muito grande, você vai se sentir sufocado e desconfortável. Considere ter uma cama menor, assim como mesinhas de cabeceira e demais itens de decoração, na mesma proporção.
Na maioria das vezes, a culpa pela falta de espaço nos quartos é a cama muito grande. Contudo, se você não pode comprar uma cama nova, lembre-se que há muito espaço debaixo dela para guardar suas coisas. Você pode elevar um pouquinho a sua cama antiga instalando rodinhas nos pés dela. Assim, fica mais fácil colocar caixas ou cestos embaixo para as suas coisas. Você é habilidoso com ferramentas? Faça a sua cama. Camas de pallets com rodinhas funcionam super bem.
2. Aproveite os espaços verticais e em volta da cama
O maior desafio dos quartos pequenos é como ter onde guardar as coisas e expor objetos decorativos ao mesmo tempo. E é aí que entram as prateleiras, os armários embutidos, as estantes, as mesinhas de cabeceira e etc.
Móveis planejados são uma ótima opção, porém costumam custar caro. Por isso, se essa for a sua opção, planeje muito bem, pois não há nada mais frustante do que um armário mal planejado.
Veja a metragem útil de parede que você tem. Com essa medida fica mais fácil enxergar o quanto você pode projetar para fora da parede. Opte por mobília com linhas retas, já que as curvas tendem a ocupar mais espaço.
3.Deixe a luz entrar
Você pode achar bobagem, mas deixar a luz natural entrar faz com que um ambiente pareça muito maior. Ela adiciona instantaneamente espaço visual. Então, nada de janela fechada, cortinas muito pesadas: nada de escuridão. Você tem um espacinho perto da sua janela? Já pensou naqueles bancos que a gente guarda coisas dentro? Além de você aproveitar a vista da sua janela, você ainda pode guardar coisas como mantas, cobertores ou até aqueles livros que você não usa mais.
4.Cuidado com as cores
Cores escuras, em um ambiente pequeno, podem fazer com o seu quarto pareça uma caverna. Se você gosta de cores escuras, use-as nos detalhes, como almofadas, tapetes e roupas de cama. Deixe as paredes e o teto com cores claras, que ajudam a dar uma sensação de espaço maior.
5.Crie um ponto focal
Se você tem um quadro ou um pôster que você goste coloque-o na cabeceira da sua cama. Isso traz o olhar para esse ponto, tirando a atenção do resto do quarto. Ou ainda, se você tem uma cômoda bonita, dê cor a ela. Você pode colocar um vaso bonito em cima dela, por exemplo. Isso também tira a atenção do resto do quarto. Use sua imaginação para acentuar o que há de positivo no seu ambiente e tire a atenção do quão pequeno ele é.
Seu quarto tem mais potencial do que você pensa. Para isso, basta aprender a olhá-lo de outra maneira. Você não precisa utilizar todas as dicas de uma vez. Tire proveito daquelas que te agradam. Não é tão difícil se acostumar com um espaço pequeno se ele estiver agradável aos olhos.
Com o tempo, aprendemos que, às vezes, o menos é mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário