sexta-feira, 19 de abril de 2013

12 hábitos saudáveis para emagrecer







Fritura, chocolate, salgadinho… quem é que não adora se jogar nessas besteiras de vez em quando? O problema é quando essas besteirinhas entram no seu cardápio diariamente e você mal percebe. Daí engorda e não sabe o por quê! Se está disposta a emagrecer, deve saber que mudar os hábitos alimentares é essencial. No entanto, faça as mudanças com calma, aos poucos, alterando semana a semana um dos seus hábitos alimentares ruins. Assim, você não corre o risco de se estressar demais e desistir de tudo.

Confira 12 hábitos saudáveis para emagrecer que você vai adquirir ao longo de 12 semanas:
1 - Beba água antes de comer
Você já sabe que precisa beber pelo menos 2 litros de água por dia. Mas quando? Dois copos de água uma hora antes do café da manhã, do almoço e do jantar. Antes de cada lanche, mais um copo. Para não esquecer de beber água, coloque um alarme no celular ou na agendado e-mail. Carregue sempre sua garrafinha de água.

2 - Café da manhã é obrigatório
Nada de sair correndo feito louca de manhã sem ao menos comer. Com certeza você vai acabar descontando nas outras refeições. Uma fruta, uma xícara de café com leite desnatado e uma fatia de pão integral com presunto magro ou peito de peru é uma ótima pedida para começar bem o dia.

3 - Aumente o número de refeições
Quer aumentar seu metabolismo? Faça cinco refeições por dia eele acelera 5 e 15%. O ideal é comer a cada três ou quatro horas. Nos lanches entre as refeições, pegue leve! Não é pra almoçar duas vezes!

4 - Lanches saudáveis
O que comer entre as refeições? Troque o biscoito recheado por ameixa, banana ou damasco seco. Se não vive sem salgado, vá de sanduíche de pão integral com presunto magro. Outras opções: iogurte light com frutas; um punhado de amêndoas cruas sem sal; 1 suco light de caixinha com 2 torradas integrais; um capuccino com leite desnatado.

5 - Coma mais fruta
Três vezes por dia é o mínimo, cinco o ideal! As frutas frescas são cheias de vitaminas, minerais e fibras. Inclua sempre uma fruta cítrica (laranja, mexerica, limão) para melhorar a absorção do ferro presente nos outros alimentos.

6 - Integrais
Os alimentos integrais consome mais calorias para serem digeridos, melhoram o funcionamento do intestino e aumentam a sensação de saciedade. Prefira versões integrais de pão, arroz e macarrão. Acrescente grãos (soja, cevadinha, grão-de-bico) nas saladas; aveia nas sopas; granola no iogurte; gérmen de trigo nos sucos ou nas frutas picadas.

7 - Chocolate reduzido
Muita gente vai querer deixar esta pro final, afinal, é uma delícia e na medida certa, ochocolate faz bem. Em vez de comer uma barra inteira, coma metade mais uma fruta. Barrinhas de cereais e frutas secas cobertas com chocolate também matam o desejo e têm inúmeras calorias a menos.

8 - Refrigerante uma vez por semana
Ao contrário do que as propagandas possam querem nos ensinar, o refrigerante não serve para nada nutricionalmente. Consumido junto com a comida, ele dilui o suco gástrico e prejudica a digestão. Se você sente necessidade de beber um líquido junto com as refeições, tome no máximo meio copo de água.

9 - Mastigar
A digestão melhora e os quilos vão embora: mastigue bem seus alimentos. A saciedade tem a ver com o tempo que levamos para comer. A partir de 20 minutos de mastigação, o cérebro começa a receber mensagens de que o corpo já está satisfeito. Se terminar a refeição antes desse tempo, vai querer repetir o prato.

10 - Menos gordura
Troque a fritura de batatas, nuggets e pastéis por versões assadas no forno. Reserve as frituras para os fins de semana e corte a quantidade pela metade. Faça o mesmo com o bife e os filés de peixe e de frango.

11 - Salada antes de tudo
Folhas verdes são liberadas. Comece a refeição por elas, vão ocupar seu estômago e você vai acabar comendo menos alimentos que engordam. Para temperar, use uma colher de chá de azeite com limão e pouco sal; mostarda; shoyu light, vinagre ou molho de iogurte. Se você não é muito chegada no gosto das folhas, rúcula, agrião, escarola, acelga e alface podem ser consumidos refogados, picadinhos nas sopas, na carne moída, no frango de panela, no recheio das tortas, massas e panquecas e até nos sucos.

12- Jantar antes das 20 horas
Quanto mais próximo da hora de dormir você jantar, maior o risco de armazenar gorduras, já que o metabolismo desacelera neste horário. O ideal é comer pelo menos duas horas antes de ir para a cama: se isso acontece por volta das 22 h, jantar às 20 h é uma boa pedida. Quando for impossível comer mais cedo, faça um prato mais leve, com salada, vegetais cozidos e carnes brancas magras, de preferência grelhadas, ou tome uma sopa de legumes, mas nunca deixe de jantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário