quinta-feira, 25 de abril de 2013

Mesa de doces

mesa de doces quase sempre é o chamariz da recepção do seu casamento. Assim, aí vão algumas dicas que podem ajudá-la na escolha ou na montagem da sua mesa.

Apresentação

  • Use a mesma paleta de cores que você pretende usar na decoração de seu casamento. As cores que você quer usar podem valorizar a presença da sua mesa de doces, trazendo união e coesão à sua decoração.
  • Crie profundidades e alturas diferentes na exposição dos docinhos. Caixas, suportes, livros, pratos, vasos, use o que a sua imaginação permitir.
  • Tire proveito dos enfeites das mesas. Flores, velas, folhagens ou usar um enfeite central – ou dois -, não só a ajuda na coerência com o resto da decoração da festa, como também traz vida e frescor à sua mesa de doces.
  • Não tenha medo dos detalhes. Toalhas, guardanapos de tecidos, fitas e papel decorado podem ser toques agradáveis ao visual da mesa e da festa em geral. É como nos ensinou Mies van der Rohe: “Deus está nos detalhes”!
  • Menos é mais. Ainda utilizando a brilhante sabedoria de Mies van der Rohe, os detalhes são seus amigos, porém, não exagere! Muitas coisas preenchendo espaços vazios podem afetar negativamente a mesa de doces, sobrecarregando informações. (Essa dica vale para qualquer decoração).
  • Pense onde você quer colocar a mesa. Haverá um painel ou um cenário atrás dela para fotos ou as pessoas poderão acessá-la por todos os lados? Essa mesa vai ter lados ou vai ser redonda? Esses são questionamentos importantes a serem feitos antes de decidir qualquer coisa sobre a mesa de doces.
  •  

Doces

  • A cor é fundamental. Como mencionado anteriormente, seguir um esquema de cores previamente estabelecido pode realmente valorizar a mesa dos doces. Contudo, paletas monocromáticas podem ser muito elegantes. Certifique-se de usar diferentes tonalidades de uma mesma cor. Se suas cores são o verde e o marrom, por exemplo, não tenha medo de usar diferentes tons de verde. Se estiver usando cores escuras, tente usar enfeites ou detalhes mais claros para trazer vida à mesa.
  • Considere a estação do ano em que vai se casar. Muito sol? Muito frio? Chuva? A mesa vai estar a céu aberto? O local da recepção terá ar condicionado? Alguns doces podem não ficar tão bonitos dependendo das condições climáticas. Alguns podem até derreter (como chocolate no calor ou os docinhos caramelados), ou ficarem muito secos, etc.
  • Lembre-se que frutas têm época. Se você planeja usar frutas frescas na sua mesa de doces, procure saber quais são as frutas da estação. Os morangos encontrados no verão podem não estar tão bonitos e saborosos como os morangos que encontramos no inverno.
  • Não se restrinja somente aos doces. Você também pode usar guloseimas de diversas formas e texturas! Cookies, pipoca doce, castanha caramelizada, jujubas… A variedade é grande.
  • Não exagere na compra! É muito fácil se preocupar em não ter o suficiente para todos, mas se você está planejando incluir uma refeição e bolo na sua festa, a maioria dos convidados não se entupirá de açúcar extra. Dá pra calcular 1/2 xícara, mais ou menos, por pessoa. Mas se ainda assim você quiser comprar uma grande quantidade de doces para causar um impacto visual, compre  os mais populares, para acabarem mais rápido e você não ficar com muitas sobras.

Pratos e travessas

  • Bandejas e travessas tendem a ser o padrão mais utilizado, mas não esqueça as outras formas e tamanhos que você pode encontrar em outras coisas! Frascos, jarros e vasos são alternativas simples de se encontrar. Se você preferir algo mais opaco, baldinhos de plástico, latas e cestas de vime podem dar um efeito visual muito bonito.
  • Colheres e pegadores são muito importantes! Quando você escolher o recipiente e o tipo de doce que vai dentro dele, certifique-se que o seu convidado vai ser capaz de servir-se de maneira limpa e higiênica.
  • Vai usar recipientes profundos? Doce de leite? Colheres, pinças e outros utensílios de servir devem marcar presença.
  • Suas lembrancinhas serão docinhos? Saquinhos e caixinhas são ótimos para serem levados embora. Enfeite-os com uma fita, ou rotule-os e seus convidados poderão se deliciar mais tarde. Copinhos de plástico ou até mesmo guardanapos também são ideias baratinhas para ajudar os seus convidados a se servirem no local da festa.
Porque não tem nada mais legal e mais gostoso do que uma mesa cheia de doces!

Nenhum comentário:

Postar um comentário