segunda-feira, 15 de abril de 2013

Pintas


Estas lesões coloridas na pele sempre chamaram atenção sobre sua possível transformação em câncer de pele. Ainda mais nos dias de hoje, com o sol cada vez mais forte, pela redução da camada de ozônio.

pintas quando se preocupar Pintas – Quando se preocupar?


Mas quando precisamos mesmo nos preocupar? Todas as pintas são perigosas? Não. Na verdade poucas são. Porém, a potencialidade de um câncer de pele deve ser levada a sério.

Há três tipos mais frequentes de câncer de pele. O mais comum, o carcinoma basocelular (CBC), é um tipo de câncer que não dá metástase (formação de uma nova lesão a partir de outra). Porém, cresce e vai invadindo a pele progressivamente. Não advém de nevus (pintas). É uma lesão que surge na pele, geralmente avermelhada, de bordas irregulares, levemente mais endurecidas e claras (peroladas).
O carcinoma espinocelular (CEC) é o segundo câncer de pele mais freqüente. Ele pode dar metástase. É uma lesão também irregular, avermelhada, mas sem as bordas peroladas. Também não decorre de uma pinta.
melanoma é o terceiro câncer de pele mais frequente. Ele sim pode evoluir de uma pinta, principalmente do nevus displásico. Pode dar metástases pelo sangue ou pelos gânglios e é muito agressivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário