quinta-feira, 25 de abril de 2013

Luminárias de Papel


Lanternas de papel, em geral, custam muito barato e causam um efeito muito bonito a qualquer decoração. No entanto, contratar um profissional para iluminá-las pode sair um pouco mais caro do que o esperado. Mais adiante vamos ver algumas vantagens e desvantagens de alguns tipos de iluminação.

Kits com cabos e soquetes

Vantagens

a) Esse provavelmente é o que produz a luz mais brilhante e aproveita melhor a beleza da luminária. Se você está contando com essas lanternas para a iluminação da sua festa, essa pode ser a única alternativa viável.
b) Você não vai precisar se preocupar com pilhas e baterias.

Desvantagens

a) Exige energia elétrica.
b) Demanda, além de conhecimento técnico, que o local possua tomadas e quadro elétrico que vá aguentar toda essa carga de iluminação.
c) Esta é uma das alternativas mais caras e menos flexíveis, pois ao custo das luminárias, adiciona-se o custo dos fios, soquetes, lâmpadas, instalações elétricas, etc.
Se nada disso for problema para você, esse link mostra como fazer a ligação e instalação das luminárias.

Luzinhas de Natal

Vantagens

a) Como você as liga na tomada, você não precisa se preocupar com pilhas, nem baterias.
b) Você pode plugar uma na outra, o que significa que você consegue cobrir uma área maior com uma só tomada.
c) São reaproveitáveis, seja para o Natal, ou para algum projeto de decoração que você tenha visto.
d) Baixíssimo custo.

Desvantagens

a) Não funcionarão em local sem energia elétrica, como na praia ou no campo. Apesar de existirem luzinhas de natal que acendem com bateria, elas iluminam muito pouco.
b) O espaçamento entre uma luzinha e outra pode não ser o que você precisa. Elas geralmente são mais juntinhas do que você quer. Assim, algumas lâmpadas acabam ficando de fora. Esse problema também ocorre caso você deseje que elas fiquem em diferentes alturas.
c) Tome cuidado se suas luzinhas não forem de LED, pois lâmpadas incandescentes podem queimar a sua luminária e começar um incêndio na sua festa, se tocarem no papel.

Holofotes

Vantagens

a) Muito simples de usar. Ligue o holofote e mire-o em direção às luminárias.
b) Como você não precisa se preocupar com lâmpadas dentro das luminárias, você pode usar uma quantidade grande de luminárias e de tamanhos variados, há várias alturas.
c) Ao contrário das outras opções, que apenas dão um brilho nas lanternas, os holofotes podem produzir luz ambiente para um local ao ar livre ou com pouca iluminação.
d) Não há a preocupação com pilhas e baterias.
e) Se alguma lâmpada queima, é muito mais simples de trocar do que se tivesse dentro da luminária.

Desvantagens

a) Os holofotes ficam muito quentes, a não ser que você use holofotes de LED, que são mais caros. Por isso tome cuidado onde posicioná-los, pois podem queimar alguém.
b) Cada holofote demanda uma tomada.
c) Você terá que verificar quantas luminárias você consegue iluminar com cada holofote. Isso dependerá do tamanho do holofote, do angulo de iluminação e da distância de onde eles se encontram até elas.

Lâmpadas de LED alimentadas com baterias

Vantagens

a) A bateria dura muito tempo. Dá pra acender as luminárias um dia antes da festa que elas continuarão acesas.
b) Como você não precisa se preocupar com fios ou tomadas, você pode usar uma quantidade grande de luminárias, de vários tamanhos, alturas ou espaçamentos.

Desvantagens

a) Dá um certo trabalho montar cada lâmpada com uma bateria para cada luminária.
b) Se sua intenção é uma luz branca, o LED não é ideal, pois ele tende a ser azulado.
c) Os LEDs não conseguem iluminar as luminárias com o diâmetro muito grande (a partir de 25cm).

Nenhum comentário:

Postar um comentário